portal InfoMoney 24/11/2011 - Welington Vital de Oliveira
O dinheiro ainda é forma de pagamento priorizada pelos brasileiros para as compras de Natal. Pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, divulgada nesta quinta-feira (24), aponta que 44% dos consumidores utilizarão o dinheiro nas aquisições da data.
O cartão de crédito será a opção de 29% dos consumidores, seguido pelo cartão de débito, com 25%.
Entre os canais de compras, 25% dos consumidores informaram que as lojas de departamento serão o canal mais utilizado, enquanto que 22% apontaram paras lojas de shopping. Já a internet será a opção de 21% dos consumidores.
Compras na internet
Entre os consumidores que farão as compras de Natal utilizando o e-commerce, 54% têm preferência pelos sites de compras coletivas.
Já os sites de lojas de departamento são opção de 50% dos consumidores, concentrados nas classes A e B e com idade entre 45 e 54 anos.
Ainda, 64% dos potenciais compradores disseram que utilizarão as mídias sociais para buscar recomendações e ler opiniões sobre os produtos ou lojas e 59% utilizarão para pesquisas de preços.
Presentes
Entres as prioridades nas compras do Natal, 30% afirmaram que serão os presentes, especialmente para os filhos.
As roupas ficaram em primeiro lugar, entres os grupos de presentes, com 74%* das intenções de compra, seguido por sapatos, com 38%.
Com 37% das intenções ficaram os grupos de cosméticos, perfumes, cuidados pessoais, aparelhos, eletrônicos, celulares, computadores, tablets e players. Já os jogos, brinquedos e bonecas ficaram com 32% das intenções de compras.
A hora de comprar
O início de dezembro é quando a maior parte dos consumidores (43%) pretende fazer as suas compras, enquanto 30% disseram ter intenção de comprar ainda este mês.
A segunda quinzena de dezembro foi apontada por 13% dos brasileiros e apenas 8% disseram que pretendem fazer as compras até uma semana antes do Natal.
* A pesquisa permitia respostas múltiplas, por isso o número ultrapassa os 100%
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