20 de out. de 2010

FATURAMENTO DO SETOR DE CARTÕES SOBE 20% EM 2010

jornal Folha de S. Paulo 20/10/2010 – Cristina Frias

O faturamento do setor de cartões de crédito deverá ter alta de 20,27%, ao atingir R$ 534 bilhões até o final de dezembro de 2010, segundo Paulo Caffarelli, presidente da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). No ano passado, foi de R$ 444 bilhões.

O número de transações com o "dinheiro de plástico" deverá fechar o ano com crescimento de 16,8%, segundo estimativa da Abecs para o acumulado de 2010 até dezembro.

Neste ano, foram 7,1 bilhões de transações ante 6,1 bilhões registradas em 2009.

Os números do setor serão divulgados por Caffarelli, que é também vice-presidente do Banco do Brasil, hoje, no 5º Congresso Brasileiro de Meios Eletrônicos de Pagamento, promovido pela Abecs e pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A entidade vai entregar ainda nesta semana uma carta de intenções ao Ministério da Justiça em que assume três compromissos, entre eles, o de não enviar cartões a clientes que não solicitaram o "dinheiro de plástico".

Segundo a Abecs, a carta menciona também a obrigação dos bancos de enviar cópia do contrato da relação entre o cliente e a instituição.

Quanto aos juros cobrados, o banco deverá "colocar de forma bem transparente a taxa incidente, caso o cliente opte pelo crédito rotativo", diz Caffarelli.

A expectativa da associação, de acordo com Caffarelli, é que o governo padronize as tarifas cobradas pelos bancos emissores em seus cartões de pagamento.
Devem sobrar entre 10 e 15 taxas das 45 hoje praticadas pelas instituições.

Nenhum comentário: