21 de out. de 2010

ITAÚ FARÁ PROPOSTA PARA ADMINISTRAR OS CARTÕES DA CASAS BAHIA

jornal DCI 21/10/2010 - Agência Estado

O Conselho de Administração da Nova Globex, empresa que reúne as bandeiras Casas Bahia e Ponto Frio, deverá receber até dezembro proposta financeira do Itaú Unibanco para a administração dos serviços de crédito ao consumidor da varejista. Nesse momento, o Itaú tem a exclusividade na análise e na proposta a ser submetida ao conselho da Nova Globex, segundo o vice-presidente de Relações Corporativas do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlem.

"Quando o Itaú entregar sua proposta, não quer dizer que o conselho vai aprovar. Podemos abrir imediatamente concorrência para outro banco, sem prazo para a proposta. O Bradesco, que já faz a parte de crédito da Casas Bahia, tem a preferência na sequência. Se o conselho avaliar que as duas propostas não são satisfatórias, um terceiro banco pode entrar na concorrência", disse, após participar, em São Paulo, do 13º Fórum de Varejo da América Latina.

Segundo o executivo, em agosto do ano passado o Pão de Açúcar recebeu R$ 550 milhões do Itaú Unibanco para encerrar a exclusividade entre as empresas para a operação de serviços financeiros. "Daí por diante, todos os novos negócios seriam renegociados", afirmou, ressaltando que o Itaú conta com o direito à primeira proposta, sem qualquer concorrência.

Antes da associação anunciada no final do ano passado, o Bradesco administrava cerca de 4,7 milhões de cartões ativos da Casas Bahia e o Itaú Unibanco uma base 4,5 milhões de plásticos das bandeiras do Pão de Açúcar, por meio da joint venture Financeira Itaú CBD (FIC). Além da base ativa de aproximadamente 9,2 milhões de clientes ativos, a instituição financeira administrará uma carteira de R$ 16 bilhões de crédito.

Procurado pelo DCI, o Bradesco não quis se pronunciar.

Cartões

Os juros altos são o principal ponto negativo dos cartões de crédito no Brasil, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. Ao todo, 56% da população considera os altos juros como principal problema dos cartões. Outros 26% apontam ainda a cobrança de anuidade e o fato do cartão levar a um descontrole dos gastos.

Entre os pontos positivos, segundo 48% dos entrevistados, está a possibilidade de parcelar compras e o prazo de até 40 dias para o pagamento. A segurança também é apontada como um ponto forte, pelo fato de o cartão dispensar o uso do dinheiro.

"Os juros altos ainda são a principal barreira para os consumidores", disse o diretor do Datafolha, Paulo Luis Gomes Alves.

Dados apresentados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostram que as taxas dos cartões no Brasil variam de 188% a 433% ao ano.

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