14 de out. de 2010

REINO UNIDO: PERDAS COM FRAUDES EM CARTÃO CAEM AO MENOR PATAMAR DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

redação Serfinco 14/10/2010

No Reino Unido, as perdas por fraudes em cartões no primeiro semestre de 2010 caíram para os mais baixos níveis em 10 anos. Nas operações online, também houve redução do montante perdido pela primeira vez desde 2007.

De acordo com a UK Cards Association, as perdas totais por fraude em cartões somaram £ 186,8 milhões de janeiro a junho deste ano, uma queda de 20% sobre o mesmo período de 2009 e o valor mais baixo em 10 anos.

A associação atribui a redução a uma série de iniciativas da indústria, incluindo a crescente implantação de smart cards e os trabalhos em curso para a melhoria da segurança dos equipamentos instalados nos estabelecimentos comerciais. Outros fatores incluem a maior adesão a ferramentas como o MasterCard SecureCode e o Verified by Visa, o aumento da utilização - por parte de bancos e lojas - de ferramentas de detecção de fraude e à crescente adoção de chip e senha no exterior.

A fraude de cartão não presente caiu 12%, para £ 118,2 milhões, enquanto as perdas por falsificações tiveram queda de 39%, para £ 28,2 milhões. Fraudes com cartões perdidos ou roubados somaram £ 21,3 milhões, uma redução de 15%, e os casos envolvendo roubo de identidade diminuíram 37%, para £ 15 milhões. A única modalidade a apresentar um aumento foi a de fraudes com cartões extraviados no correio, com acréscimo de 9% e valor de £ 3,8 milhões.

No geral, as fraudes cometidas no Reino Unido caíram 18% para £ 135,2 milhões e as perdas acumuladas no exterior caíram 23%, para £ 51,5 milhões.

Neste mesmo período, as perdas por fraudes em i-banking diminuíram 36%, para £ 24,9 milhões. Entretanto, a UK Cards Association alerta para o fato de que, nos últimos cinco anos, as fraudes nesta área tem tido um comportamento bastante irregular ao longo do período de seis meses, assim a queda verificada ainda não pode ser considerada como uma nova tendência.

Os prejuízos com fraudes em cheques caíram 13%, para £ 13,5 milhões, o que é em parte explicado pela popularidade cada vez menor da forma de pagamento. Já os golpes aplicados no atendimento bancário por telefone cresceram 9% para £ 5,8 milhões.

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