18 de set. de 2010

VIVO, REDECARD E ITAÚ TRANSFORMAM CELULAR EM CARTÃO DE CRÉDITO

jornal Brasil Econômico 17/09/2010 Fabiana Monte

Vivo, Redecard e Itaú estão testando um novo sistema de pagamento por meio do celular, para que o telefone móvel possa ser usado como cartão de crédito, substituindo o dinheiro de plástico. O projeto, chamado Redecard Celular, está em testes há cerca de quatro meses por 100 funcionários do banco Itaú e da Redecard, responsável por transmitir e capturar as transações realizadas com 20 bandeiras de cartão de crédito. Segundo Roberto Medeiros, presidente da companhia, 600 mil máquinas de cartão de crédito da empresa estão prontas para pôr a novidade em prática. A expectativa é ampliar este número para um milhão nos próximos seis meses - chegando quase à totalidade do atual parque brasileiro, que soma cerca de 1,2 milhão de máquinas.

"À medida que damos novas cargas de software nas máquinas, elas ficam preparadas nos lojistas para receber pagamentos pelo celular. E continuamos agregando novos clientes, em média, 45 mil a 50 mil novos estabelecimentos por mês", diz Medeiros. Como se trata de uma atualização de software, as máquinas são habilitadas de forma conjunta e remota, sem a necessidade de um funcionário ir ao estabelecimento.

Mês que vem

O lançamento comercial ocorrerá no inicio de outubro, com uma campanha de divulgação do serviço direcionada aos 300 mil usuários do cartão Itaucard Vivo, com bandeira Mastercard. "Vamos lançar uma campanha especifica com a Vivo para dar um posicionamento de tecnologia móvel", diz Massayuki Fujimoto, diretor de inovação da Redecard. Os clientes que têm o cartão serão comunicados sobre a iniciativa, provavelmente por mensagem de texto ou por meio de informe a ser enviado junto com a fatura. Ainda este ano, o serviço funcionará também com as bandeiras Diners e Visa e, em 2011, com Hipercard. A Redecard negocia com outras duas instituições financeiras e com empresas que oferecem benefício alimentação, para aumentar o alcance da proposta, que permite a cada usuário vincular até seis cartões a um mesmo número de celular.

O presidente da Redecard acredita que o uso do celular como cartão de crédito vai deslanchar nos próximos seis meses, mas, para isso, admite que é preciso oferecer o produto ativamente aos portadores de cartões de crédito. "Falta um esforço dos bancos", diz. Medeiros avalia que a inclusão de mais 400 mil máquinas de cartão de crédito compatíveis com o serviço incentivará uma maior divulgação do serviço. "Ele será o principal padrão em algum tempo", afirma, sem informar o valor investido no desenvolvimento da novidade.

Para Maurício Romão, diretor de parcerias financeiras da Vivo, outra peça fundamental para o sucesso do projeto é o treinamento dos lojistas, que deve começar a ser feito pela Redecard cerca de 20 dias antes do início da campanha junto aos clientes Redecard Vivo. "Se fizer muito antes, o lojista esquece. Perto do lançamento, faremos uma força-tarefa para treinar essas pessoas", afirma.

Segurança

Para usar o serviço, o usuário precisa cadastrar o número do telefone junto ao banco, e, na hora da compra, digitar duas senhas para realizar a transação. Esses elementos, avaliam os executivos, garantem a segurança do serviço. "Hoje, ele é mais seguro do que o cartão de crédito físico. Pesquisas mostram que você demora mais para notar o roubo de um cartão do que do celular", diz Romão.

O Redecard Celular é fruto de uma experiência prévia da empresa, o Redecard Móvel, em funcionamento há um ano e meio e voltado para vendas porta a porta. Ao todo, 11 mil vendedores usam o sistema, que emula a máquina de cartão de crédito no telefone celular. "São vendedores de serviços ou produtos ligados a alguma empresa, como uma que vende calça jeans de porta em porta no Nordeste", diz Medeiros. Com a solução, o vendedor digita no celular o número do cartão de crédito e o valor da transação, que é ou não aprovada pelo cliente por meio de senha.

Como funciona

Antes de usar o sistema, é preciso cadastrar o número do telefone junto ao banco emissor do cartão de crédito, para a instituição associar o número do telefone ao do cartão de crédito. Na hora da compra, deve-se informar ao lojista que o pagamento será feito com o celular.

O número do telefone é digitado na máquina tradicional de cartão e, se houver mais de um cartão associado ao telefone, o usuário escolhe com qual quer pagar e digita sua senha pessoal do cartão na máquina. Na sequência, o celular recebe uma mensagem de texto com outra senha, que também deve ser digitada. E o usuário recebe outra mensagem de texto, confirmando a transação.

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