16 de set. de 2010

CASAS BAHIA SEGUE MARISA, C&A E RENNER E AMPLIA SEGURO

jornal DCI 15/09/2010 – Gleyma Lima

A rede Casas Bahia acaba de entrar no mercado de seguros de acidentes pessoais. Pelo preço médio de R$ 19,90 por mês, uma das maiores varejistas do mercado brasileiro entra em um segmento em que marcas de departamentos, como C&A, Renner e Marisa, já estão estruturadas, com preços a partir de R$ 10 no segmento hoje diretamente ligado aos seus respectivos cartões private label. Segundo o sócio da GS&MD Gouvêa de Souza, Luiz Góes, empresas listadas na bolsa de valores chegam a ter 30% da receita bruta ligados aos produtos financeiros oferecidos ao consumidor final.

"Hoje um dos principais itens que se destacam na receita das empresas varejistas que estão listadas na bolsa de valores são os produtos financeiros", explicou o consultor e especialista no setor.

O novo produto da rede do boneco baiano oferece cobertura no valor de R$ 20 mil em caso de acidentes pessoais que resultem em morte, e um benefício especial: quem adquire o produto pode utilizar a ampla rede credenciada de profissionais da Odonto Sorriso, empresa do Grupo Mapfre Seguros. Os optantes pelo produto recebem, no ato da aquisição, um número da sorte para concorrer, toda semana, a um prêmio no valor de R$ 5 mil pela Loteria Federal.

A Casas Bahia e o Ponto Frio - que pertencem ao Grupo Pão de Açúcar (GPA)- possuem 9,2 milhões de clientes ativos e somadas têm crédito de R$ 16 bilhões, segundo a base de cartões private label. Segundo o presidente da Nova Casas Bahia, Raphael Klein, isso faz parte do novo conceito jovem da que a marca quer ter perante o mercado e acompanhar o ritmo do mesmo é fundamental. "Em 2011 enfocaremos em pouca expansão para conseguir rearranjar tudo o que diz respeito as lojas e aos clientes", afirmou Klein.

A recente união de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra Eletro resultou em duas vertentes de negócios: a Nova Casas Bahia e a Nova Globex. A primeira terá como funções as áreas de varejo, crédito, garantia, seguro e recebíveis. A Nova Globex ficará com as sinergias para varejo, além de garantias e mudanças com a Extra Eletro. A Nova Globex deverá gerar sinergias de até R$ 850 milhões ao ano.

Exemplos de mercado

A rede Lojas Renner, por exemplo, 100% de cujas ações são negociadas em bolsa, alcançou como resultado de serviços financeiros R$ 31,5 milhões no segundo trimestre deste ano, um crescimento de 85,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

O consultor dá sua opinião sobre o assunto: "No caso da Casas Bahia, trata-se de da ampliação de um varejista. É uma empresa que entra em uma competição instalada. Chegou em um momento que empresas como a C&A já atuam há seis anos, e a Renner, há quatro anos", disse Góes.

A Renner oferece os seguros: Perda e Roubo do Cartão Renner, Desemprego Cartão Renner, Desemprego Empréstimo Pessoal Renner, Residencial Renner e Pessoal Viver Bem Renner. A companhia afirma ter a terceira maior base de cartões private label do mercado brasileiro: 16 milhões de unidades emitidas até junho passado.

Já a concorrente em vestuário e acessórios Marisa, por exemplo, oferece seguro-saúde, plano odontológico e assistência "auto e lar", todos especialmente elaborados para mulheres, também entre os serviços que podem ser adquiridos com os cartões Marisa e Marisa Itaucard. No total, a companhia encerrou o ano de 2009 com aproximadamente 13 milhões de cartões emitidos.

Cartão de crédito

Quem está no caminho é a One Store Marisol, que acaba de lançar cartão de crédito gerenciado pela Santinvest; o cartão surge para fidelizar os clientes das 110 lojas da rede One Store Marisol. "Com o cartão de crédito os clientes One Store Marisol terão mais benefícios na hora da compra", declarou Elbio Armiliatto, gerente de Operações da rede One Store Marisol.

O cartão passa a ser aceito em todas as lojas da rede One Store Marisol, e a empresa diz que o cartão possui planos especiais de parcelamento, além de oferecer até 40 dias para pagar. "Hoje isso é uma condição obrigatória para que a empresa siga em frente, e quem não agregar serviços extras a serviços disponíveis ao consumidor corre o risco de desaparecer", explicou o porta-voz da Gouvêa. Ele complementou dizendo que este é um movimento visto em todas as redes que atuam no varejo hoje devido à fomentação das classes emergentes que buscam maior comodidade no momento de efetuar suas compras.

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