portal TI Inside 16/09/2010
A Caixa Econômica Federal está concluindo a operação piloto de um projeto que prevê a instalação de 7,8 mil terminais de atendimento móvel equipados com aplicativos bancários. No total, o investimento da instituição financeira será de R$ 50,4 milhões e as tecnologias serão fornecidas por um consórcio formado pelas empresas Mob-Up, Prime, B2BR e Fóton, que venceram a licitação.
Os terminais com os aplicativos serão fornecidos a 5,3 mil agências e 2,5 mil correspondentes CAIXA Aqui, como cartórios, supermercados e imobiliárias em vários estados brasileiros. Em teste atualmente em duas agências da Caixa, os terminais móveis vão possibilitar que os serviços de balcão sejam prestados por atendentes a clientes nas filas ou mesmo na área de autoatendimento das agências para tornar o atendimento mais ágil.
Segundo a Caixa, os terminais podem ser configurados para qualquer tipo de operação de um caixa convencional, mas a prioridade do banco inicialmente serão as operações mais usadas pelo público das agências e dos correspondentes bancários, como consulta de FGTS, alteração e criação de senha do Cartão do Cidadão, consulta de benefícios do Programa Bolsa Família, operações relacionadas ao Seguro Desemprego e acesso a dados PIS, entre outras.
O gerente nacional de implementações em TI da Caixa, Luiz Rogério Lecheta, afirmou que essas operações atendem à maior parte das necessidades do público da instituição, que é predominantemente formado por beneficiários dos programas sociais e de transferência de renda do governo, trabalhadores, aposentados e clientes bancarizados pela Caixa.
"Com a possibilidade de efetuar o atendimento para a área externa da agência, além de facilitar os níveis de acessibilidade para pessoas com limitações motoras, a Caixa espera reduzir o tempo de espera para nos seus pontos de atendimento", comenta Lecheta.
De acordo com Alba Neide Alves, gerente nacional de gestão de Atendimento aos Clientes, o projeto "Atendimento Móvel" deve ser totalmente implantado ainda em 2010, iniciando pelos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraíba e Rondônia. "A expectativa é selecionar um grupo de operações específicas e transferi-las integralmente dos caixas fixos para os móveis, o que melhorará significativamente a agilidade do atendimento nas agências", observa a executiva.
A solução permite, ainda, que a Caixa atenda localidades sem agência bancária. "Os equipamentos disponibilizados nessas agências suportarão todo tipo de serviços bancários que não envolvam transações em dinheiro. Embora o software tenha também essa capacidade, para que coloquemos essa operação em funcionamento seria necessário um investimento maior em segurança, devido à operação em áreas externas ao banco", conclui Alba.
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