26 de mai. de 2008

AON CONCLUI EXPANSÃO PARA A AMÉRICA LATINA

jornal Valor Econômico 26/05/2008 – Altamiro Silva Junior

A Aon, uma das maiores corretoras de seguro do mundo, concluiu seu projeto de expansão pela América Latina iniciado há dois anos a partir de São Paulo. A companhia está inaugurando um escritório no Peru e fechou um contrato com a distribuidora de energia AES para vender seguros em El Salvador.

A Aon resolveu levar o modelo de venda de seguros para a baixa renda, desenvolvido e criado no Brasil no final dos anos 90, para toda a América Latina. A preocupação da corretora na época era como chegar à população mais pobre, que desconhecia o setor de seguros. A solução foi oferecer as apólices aos clientes de empresas de energia elétrica e telefonia fixa. Outra idéia foi fazer o mesmo no setor de varejo.

Ao custo médio de R$ 2, começaram a ser vendidos seguros de acidentes pessoais, residencial, perda e roubo de cartão e proteção financeira. O público alvo é formado por pessoas das classes C, D e E. Hoje, a Aon tem uma base de 8 milhões de seguradoras e tem mais de 30 empresas de concessão de energia como clientes.

Atualmente, são 54 empresas parcerias, incluindo grandes redes de varejo (Ricardo Eletro, Pernambucanas e Lojas Colombo). A unidade brasileira cresceu em média 35% ao ano e tem prêmios de R$ 300 milhões.

Com o sucesso dos negócios aqui, surgiu a idéia de levar as operações para outros países da região. No final de 2005, o projeto saiu do papel. Em pouco mais de dois anos, foram criadas unidades da Aon Affinity na Argentina, Chile, Colômbia e México. Todas são subordinadas a Aon Affinity do Brasil, com sede em São Paulo. José Macedo, presidente dos negócios no país, virou o responsável pelas operações de toda a região. O projeto consumiu US$ 5 milhões.

O último país a receber as operações da Aon foi o Peru, em abril. Segundo Evandro Baptistini, vice-presidente da Aon Affinity Latin America, a região está praticamente coberta. Ficam faltando Bolívia, Venezuela e Equador, que por enquanto não estão nos planos da Aon. "Concluímos nossa expansão geográfica pela América Latina."

Em alguns países, as operações já começam dar resultado. No México, houve crescimento de 120% nos prêmios no primeiro trimestre. Segundo Baptistini, a meta é alcançar o equilíbrio financeiro (break-even) ainda este ano em alguns países. Essas unidades possuem 200 funcionários e alguns executivos brasileiros têm feito rodízio entre elas. Em El Salvador, a meta inicial é oferecer apólices para 1 milhão de clientes da distribuidora AES e vender 50 mil apólices com custo de US$ 2,40.

Nenhum comentário: