O setor de seguros chegou à internet. Depois de buscar clientes nas redes de varejo, empresas de telefonia e energia elétrica, a rede mundial dos computadores entrou na mira das seguradoras. A partir de junho, o portal Yahoo! começa a vender seguros por meio de uma parceria fechada com a corretora Marsh
A idéia é oferecer o produto aos 20 milhões de usuários do portal, um dos mais visitados no Brasil e no mundo. Segundo Sherry Gonzalez, diretora regional da Marsh Affinity, a expectativa é vender 3 mil apólices por mês. "O acordo é uma forma de termos acesso a uma população enorme. Este público oferece uma oportunidade de novos negócios para a empresa." O Brasil já tem 40 milhões de usuários de internet, equivalente a 31% da população.
Sherry veio ao Brasil para cuidar da área de afinidade (venda de seguro a preços baixos por meio de parcerias) da Marsh. Ela estava nos Estados Unidos e diz que o segmento tem ganhado cada vez mais importância dentro da empresa. Na América Latina, o segmento deve responder por 25% das receitas nos próximos anos. A Marsh é uma das maiores corretoras e consultorias de risco do mundo e pertence ao grupo Marsh & McLennan Companies (MMC). No ano passado, faturou US$ 11,4 bilhões, número 6% maior que os de 2006.
No Brasil, a área de afinidade é uma das que mais crescem. Em 2007, o volume de prêmios foi de R$ 342 milhões, crescimento de 31%. Em 2006, as operações de affinity representavam 21% da receita da Marsh. No ano passado, subiu para 24%.
Para a internet, a Marsh criou o Yahoo! Assistance. O plano "helpdesk" (R$ 9,90 por mês) oferece serviço de assistência técnica 24 horas ao computador, por telefone ou por meio de uma central de assistência. A outra opção oferecida é o plano "residencial" (R$ 12,90), que inclui a visita do técnico na casa do cliente e serviços extras (chaveiro, encanador, eletricista). Há ainda um seguro de acidentes pessoais.
A seguradora da parceria é a australiana QBE. A divulgação do seguro será no próprio portal do Yahoo!. O portal ganha um percentual da receita sobre o que foi vendido. Esta é a primeira parceria do portal com uma empresa para a venda de seguros. Leonardo Khéde, chefe da área de e-commerce do Yahoo! Brasil, conta que a venda de seguros pela internet já é uma realidade fora do país. Agora, diz ele, deve começar a ganhar força por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário