11 de ago. de 2011

WALMART CONVERSA COM CARREFOUR E TROCA ALTO ESCALÃO NO BRASIL

jornal Valor Econômico 09/08/2011 - Daniele Madureira e Denise Carvalho

Depois da tentativa frustrada do Pão de Açúcar de se unir ao Carrefour no Brasil, o maior varejista mundial resolveu entrar na briga. Segundo apurou o Valor, a sede do Walmart nos Estados Unidos está em conversas com o Carrefour na França para avaliar a aquisição da sua filial brasileira. Em 2009, as duas redes estiveram próximas de fechar o negócio, mas não se entenderam quanto ao preço.

Com a possível aquisição, o Walmart - que há anos está estacionado na terceira posição do ranking nacional - assumiria a liderança do varejo brasileiro. Em 2010, a filial do Walmart no país somou vendas de R$ 22,3 bilhões, enquanto o Carrefour Brasil faturou R$ 29 bilhões. Com receita superior a R$ 51 bilhões, a nova empresa resultante da fusão ultrapassaria com folga o Pão de Açúcar, que registrou vendas de R$ 36,1 bilhões em 2010, incluindo eletroeletrônicos.

Em entrevista ao Valor em junho, J. P. Suarez, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios internacionais do Walmart, afirmou que o grupo busca oportunidades de aquisição, porque apenas o crescimento orgânico não é suficiente para que o Walmart conquiste no Brasil melhor participação de mercado.

Enquanto a matriz negocia com os franceses, o Walmart Brasil passa por mudanças intensas. O presidente do grupo no país, Marcos Samaha, promoveu a maior reestruturação da sua gestão, iniciada em setembro do ano passado. Samaha demitiu o vice-presidente de marketing, Eduardo Maia, o vice-presidente da bandeira Todo Dia, Demétrio Magnani, e mais quatro diretores, entre eles o do jurídico.

Também foi mandada embora parte da equipe administrativa, que trabalhava nos escritórios de São Paulo, Porto Alegre e Recife. Segundo apurou o Valor, foram cerca de 100 pessoas. Com as mudanças, o presidente do Walmart Brasil busca enxugar custos em uma estrutura complexa, com mais de 15 vice-presidentes e dezenas de diretores, e ganhar eficiência.

O lugar de Eduardo Maia na empresa não foi preenchido - é possível que a função de vice-presidente de marketing seja acumulada por outro diretor. Já para o cargo de Demétrio Magnani, Samaha indicou Antero Filippo, que já ocupou as cadeiras da diretoria comercial do Bompreço, da vice-presidência comercial do grupo e da vice-presidência do Sam's Club.

Filippo tem pela frente a missão de dar novo impulso à bandeira Todo Dia, de lojas de vizinhança do grupo, voltadas para o público de baixa renda. Atualmente, é a bandeira com maior número de lojas (mais de 130 pontos de venda, em um total de 480 no Brasil).

Nas bandeiras Todo Dia e Maxxi, de atacado, se concentram os maiores esforços do Walmart para aumentar sua rentabilidade: das 80 lojas que estão sendo abertas este ano, 60% serão nesses dois formatos, que envolvem lojas de baixo custo, que oferecem de 4 mil a 6,5 mil itens (contra 55 mil dos hipermercados e 15 mil dos super). Mais da metade delas estão sendo inauguradas no Nordeste.

Em 16 anos de atuação no mercado brasileiro, o Walmart cresceu organicamente e via aquisições: em 2004, o grupo comprou o Bompreço, no Nordeste, e em 2005, adquiriu o Sonae, na região Sul.

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