22 de ago. de 2011

PORTO SEGURO E SERMATEL ENTRAM EM CELULAR VIRTUAL

jornal Brasil Econômico 19/08/2011 - Reuters

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a Porto Seguro Telecomunicações e a Sermatel Comércio e Serviços de Telecomunicações, que adota o nome Datora Telecom e tem sede no Rio de Janeiro, a atuarem como operadoras móveis virtuais.

A Anatel havia aprovado em novembro do ano passado a regulamentação das operadoras virtuais, conhecidas com o Mobile Virtual Network Operators (MVNOs). A regulamentação permite que os operadores virtuais fechem acordos com operadoras de telecomunicações que já atuam no mercado, usando, por exemplo, sua infraestrutura para oferecer serviços de telecomunicações a seus clientes.

Na prática, o operador virtual “aluga” capacidade de minutos de uma operadora para prestar serviço móvel a terceiros. No caso da Porto Seguro e da Sermatel, ambas as empresas fecharam acordo com a Tim para cobertura nacional. Segundo a Anatel, não há novos pedidos de operadoras virtuais na fila para aprovação pelo conselho do órgão regulador.

Porto seguro

A Porto Seguro vem planejando o lançamento da sua operadora de telefonia celular desde o início do ano, quando foram feitos os primeiros testes de integração da plataforma da Ericsson com os sistemas da Tim. Em paralelo, a companhia deu início ao desenvolvimento de planos e serviços.

A empresa prevê investimentos da ordem de R$ 10 milhões no primeiro ano do negócio, e planeja alcançar 1milhão de assinantes móveis entre três e cinco anos de operação. O público-alvo preferencial são consumidores que têm seguros da companhia. A Porto Seguro tem 3,5 milhões de clientes e 8,5 milhões de itens segurados.

Cerca de 90 profissionais, entre funcionários da Ericsson, da Porto Seguro e da Datora Telecom — sócia da seguradora na empresa de telefonia celular —, estão envolvidos integral ou parcialmente no projeto.

Ítalo Flammia, diretor de tecnologia da Porto Seguro, diz que a intenção é oferecer serviços diferenciados e simplicidade. “Muito provavelmente boa parte dos serviços terão sinergia com algum de nossos produtos e outros serão voltados para ajudar nossos clientes”, diz.

A nova operadora quer oferecer funcionalidades que permitam ao usuário acessar, a partir do celular, serviços dos seguros vendidos pela Porto Seguro, completa Wilson Otero, CEO da Datora Telecom. O objetivo não é brigar pelo consumidor no que diz respeito a preço, mas em relação a qualidade e atendimento.

A estratégia da Datora Telecom é posicionar-se como provedora de tecnologia ou de consultoria de negócios para empresas interessadas em atuar como operadora virtual.

Nenhum comentário: