11 de ago. de 2011

MULTIPLUS PAGA R$ 400 MI POR PASSAGENS DA TAM

jornal Folha de S. Paulo 09/08/2011 – Mariana Barbosa

A Multiplus, empresa que administra o programa de fidelidade da TAM Linhas Aéreas, fechou um contrato de antecipação de compra de bilhetes aéreos da companhia no valor de R$ 400 milhões.

Essa é a segunda operação do tipo entre as duas companhias, que fazem parte da holding TAM S.A.

As ações da TAM S.A. estão entre as que sofreram mais punição neste momento de turbulência nas Bolsas de Valores de todo o mundo.

As ações recuaram 12,4% ontem, ante 8,1% de queda do Ibovespa. No mês, a desvalorização dos papéis da TAM é de 35,5%, ante um recuo de 20,9% do Ibovespa.
Entre os motivos para a queda das ações, segundo analistas, estão as incertezas com relação aos resultados para o setor aéreo neste ano. A TAM divulga hoje os resultados relativos ao segundo trimestre.

No fim de julho, a concorrente Gol divulgou uma revisão das projeções de margem de lucro operacional.

A revisão considerou um cenário de preço de combustível em alta e baixa margem para reajuste de tarifas. O cenário negativo afetou não apenas os papéis da Gol, mas também os da TAM. Ontem, as ações da Gol caíram 7,22%.

DESCONTOS

Em janeiro do ano passado, o Multiplus pagou R$ 622 milhões por um grande lote de bilhetes. Assim como o acordo celebrado ontem, a compra de bilhetes se deu mediante a concessão de grandes descontos.

Esse estoque de bilhetes será usado pelo Multiplus no momento de resgate de pontos por parte dos participantes do programa.

O primeiro contrato foi pago com 94% dos recursos levantados pelo Multiplus em sua oferta pública de ações na Bolsa, um total de R$ 692 milhões.

Na semana passada, a Multiplus divulgou um lucro de R$ 81,2 milhões relativo ao segundo trimestre, ante R$ 23,1 milhões no mesmo período do ano passado. No primeiro trimestre deste ano, o lucro foi de R$ 70,9 milhões.

O programa de fidelidade encerrou o trimestre com 8,6 milhões de participantes, alta de 19,5% na comparação com o segundo trimestre de 2010.

A empresa também divulgou ter realizado a emissão de 18,5 bilhões de pontos, um crescimento de 51,4% sobre o segundo trimestre do ano passado.

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