11 de ago. de 2011

EUROP ASSISTANCE VAI VENDER SERVIÇOS EM SUPERMERCADOS

jornal Valor Econômico 09/08/2011 - Alberto Komatsu

Serviços como encanador, eletricista, ajuda para instalar o computador ou o aparelho de home theater e até auxílio nas finanças pessoais. Tudo isso poderá, em breve, ser adquirido na hora de pagar a conta nos caixas de grandes redes de supermercado. É assim que uma das maiores empresas de assistência para automóveis, residências e viagens do mundo, a Europ Assistance, pretende crescer no Brasil, atenta à expansão do consumo da classe C.

"Cerca de 90% do nosso faturamento é gerado por meio de contratos corporativos. Os 10% restantes são de pessoas que se tornaram clientes por meio de suas empresas", afirma o presidente da Europ Assistance Brasil, Paulo Fogetti. Segundo ele, o objetivo é aumentar a participação das pessoas físicas nas vendas para 20% até 2015.

A venda de produtos de assistência em caixas de supermercados já está em fase de testes em três redes de varejo, mas os nomes não foram divulgados. O diretor comercial e de marketing da empresa, Ciro Ronchezel, conta que está em negociações com cerca de 10 outras varejistas de grande porte. Outra ideia da empresa é oferecer os serviços nas contas das de luz, água e telefonia, entre outras.

Considerando a divisão por produto, 80% do faturamento da Europ Assistance Brasil vem da assistência a automóveis. Nesse segmento, por exemplo, o cliente tem uma apólice com alguma seguradora, mas quando ocorre o sinistro quem chama o guincho e é responsável pela logística de atendimento são as empresas de assistência, parceiras das seguradoras.

Os 20% restantes do faturamento da empresa, de origem francesa, vêm dos serviços de assistência a residências e viagens.

No ano passado, a Europ Assistance Brasil registrou faturamento de R$ 324,6 milhões, um aumento de 33% sobre os R$ 243,5 milhões obtidos no ano anterior. Para 2011, Fogetti espera alcançar R$ 400 milhões.

A Europ Assistance vai dobrar a capacidade do seu call center, com 500 posições de atendimento. De acordo com Fogetti, essa central, localizada em Alphavile, na região metropolitana de São Paulo, já está com sua capacidade totalmente utilizada.

O plano da Europ Assistance, que conta com o Bradesco Seguros como acionista no país, é construir outro call center com capacidade para 500 posições de atendimento. "Pode ser em São Paulo ou em qualquer cidade que tenha infraestrutura", afirma o presidente da empresa no Brasil. O investimento, porém, não foi divulgado, pois depende de uma série de fatores, como localização e estado do imóvel, acrescenta o executivo.

A Europ Assistance tem atualmente uma carteira com 70 produtos diferentes de assistência. Até o fim do ano, deverá incorporar mais cinco tipos de serviços. Está nos planos da empresa oferecer um pacote voltado especialmente para a mulher, principalmente a dona de casa.

Deverão ser serviços como consultorias de contas pessoais, administração de empregados e como registrá-los na carteira de trabalho e até qualidade de vida, com o apoio de nutricionistas. "Podemos, inclusive, oferecer uma pessoa para levar o automóvel da mulher para a revisão", afirma Fogetti.

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