15 de jun. de 2011

REDE 3G É FOCO DA TECBAN NA GESTÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS

portal Executivos financeiros 14/06/2011

A infraestrutura ainda é um dos entraves para bancarização. De acordo com o, diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e presidente da Ciab Febraban, Gustavo Roxo, essa questão é um dos grandes pontos contra a disponibilidade de sistemas bancários no Brasil. As agências têm poucas opções de conectividade e, muitas vezes, de qualidade muito aquém do que seria necessário.

A tecnologia 3G geralmente não é apontada para aplicações críticas ou mais complexas, no entanto, atualmente a TecBan utiliza a rede 3G que permite disponibilidade a custos mais baixos, facilitando a gestão dos 44 mil caixas eletrônicos espalhados pelo País. A TecBan começou a usar 3G para conectividade desse parque, com o objetivo de reduzir custos com conexões diretas.

O desenho com a 3G servia parte dos 11 mil terminais eletrônicos da rede Banco24Horas. Cada um deles com um par de chips: um primário, da operadora escolhida para ser o principal, e um secundário, para conexão backup. O grande desafio era saber quais operadoras ofereciam o sinal de melhor qualidade para determinada área segundo o gerente de Tecnologia e Telecom da TecBan, Fábio Napoli.

Depois dessas avaliações, Napoli passou a gerenciar o desenvolvimento de uma tecnologia que permitisse aos técnicos testar as operadoras de forma mais automática e confiável, tomando decisões acertadas quanto às conexões que trariam o maior tempo de disponibilidade para as máquinas. O projeto foi batizado de Benchmarking 3G.

A ferramenta que faz a análise das conexões é uma solução de mercado, utilizada também por operadoras, mas customizada para a TecBan, que a contratou na modalidade de software como serviço (SaaS). O software utilizado foi o IxRAY, da empresa Swiss Mobility Solutions e a desenvolvedora para iPhone, a MyBusiness.
A maior inovação, no entanto, está no equipamento usado pelos técnicos: o iPhone.

Com o iPhone, os técnicos podem rodar uma bateria de testes no local, em cerca de cinco minutos. Os testes geram informações que são enviadas automaticamente para uma base de dados, via aplicativo web, criando rankings para cada área. Com base nessas informações, a empresa consegue configurar os roteadores das máquinas e enviar para o campo.

Segundo Napoli, a metodologia aumentou significativamente a confiabilidade da solução em 3G, que além de garantir mais agilidade na instalação de caixas eletrônicos, oferece um patamar de preço muito mais baixo do que outros tipos de conexão. “Atualmente, 20% da base de caixas eletrônicos da Rede24Horas usa 3G, mas a expansão está apoiada nessa tecnologia. Tanto que 80% dos novos caixas são implementados com conexão 3G”, afirma. A empresa conta com 60 iPhones em operação.

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