6 de jun. de 2011

PAGAMENTO MÓVEL PRONTO PARA DECOLAR NA ÍNDIA

portal CardClipping 04/06/2011

Um mercado efervescente de varejo, com transações anuais de US$ 410 bilhões, e quase 100% em penetração de celulares produzem um ambiente perfeito para os pagamentos móveis. A afirmação foi feita por representantes da ASSOCHAM (The Associated Chambers of Commerce and Industry of India).

Uma classe média crescente, com mais de 300 milhões de pessoas, e o aumento da renda disponível tem levado o comércio varejista a crescer exponencialmente, acrescentou a associação.

Ao mesmo tempo, a Índia foi um dos países com o mais rápido crescimento na disseminação do uso de telefones celulares, com mais de 720 milhões de assinantes disputados ferrenhamente pelas operadoras. Para reter seus clientes, estas recorrem a aplicações inovadoras e a serviços de valor agregado. Em 2015, a penetração da telefonia móvel estará muito próxima dos 100%.

Mas as transações no país ainda são conduzidas predominantemente com dinheiro vivo, como é o caso de 67% das operações no varejo. Todos os demais meios de pagamento - como cartões de crédito, cartões de débito e várias soluções de pagamento móvel – participam com uma parcela muito pequena.

Os pagamentos móveis são uma necessidade na manutenção do crescimento da Índia, onde a maioria das pessoas não tem uma conta bancária, mas têm um celular. "As empresas que identificarem esta oportunidade e alavancarem as tecnologias e regulamentações disponíveis, para modelar soluções de m-payment adequadas ao mercado de varejo indiano, certamente ocuparão uma posição de liderança, deixando outras para trás," disse D.S. Rawat, secretário geral da ASSOCHAM.

A Índia tem 173 milhões de cartões de débito e 23 milhões de cartões de crédito em circulação. O mercado é muito diferente de outros países onde a adoção de pagamentos através de cartões tem sido bem sucedida. A relação de caixas automáticos por milhão de habitantes permanece baixa em 419, quando na China é de 1700, nos Estados Unidos 17.020 e no Brasil, 24.611l.

O varejo formal representa cerca de 5% do total do mercado e o valor médio das transações é muito baixo – a distribuição é dispersa e desorganizada e 70% das pessoas vivem em áreas rurais.

Mas em pouco tempo, o número de celulares cresceu de uma base muito pequena para um volume que ultrapassa os aparelhos de televisão. A posse de computadores pessoais ainda é restrito às áreas urbanas, contabilizando uma exígua base instalada de 95 milhões.

Com empenho na criação de modelos de negócios adequados e respaldo de regulamentação, a onda de pagamentos móveis pode revolucionar o sistema de pagamento na Índia.

Nenhum comentário: