20 de jun. de 2011

'CARTEIRA' NO CELULAR GANHA NOVOS ADEPTOS

jornal Valor Econômico 17/06/2011 - Paul Sonne (The Wall Street Journal)

As três maiores operadoras de celular do Reino Unido anunciaram ontem a criação de uma joint-venture de pagamentos via celular, entrando na crucial corrida de operadoras, firmas de tecnologia e empresas de cartão de crédito para popularizar uma maneira de fazer compras com o telefone.

A Vodafone Group PLC, a O2, da Telefónica SA, e a Everything Everywhere anunciaram que o empreendimento vai criar uma "carteira digital" que os proprietários de celular podem passar na frente de um sensores para pagar produtos. Elas também pretende criar um portal centralizador para anunciantes oferecerem descontos e ofertas de fidelidade para os celulares britânicos participantes.

O empreendimento vai ser lançado no fim do ano caso seja aprovado pelas autoridades antitruste. Seu lançamento ocorre apenas sete meses depois de as grandes operadoras de celular dos Estados Unidos - AT&T, Verizon Wireless e T-Mobile USA - revelarem sua própria joint-venture de pagamentos via celular, chamada Isis. O Google Inc. anunciou um serviço do tipo no mês passado.

O empreendimento britânico ainda não divulgou nenhuma empresa de cartão ou varejista que participarão do serviço. "É aberto, em vez de selecionarmos sócios individuais", diz Ronan Dunne, diretor-presidente da Telefonica UK, que dirige a O2.

A iniciativa é parte de uma corrida das operadoras de celular para não serem expulsas do mercado nascente de marketing para celular por gigantes como Google e Apple Inc.

A transformação dos smartphones em carteiras eletrônicas gira em torno de uma tecnologia sem fio de curta distância, conhecida pela sigla em inglês NFC. Para a carteira "varinha de condão" funcionar, os celulares precisam ter chips de NFC, e as lojas precisam instalar terminais de NFC para acessá-los.

Nenhum comentário: