portal InfoMoney 10/03/2011
A maioria das famílias brasileiras está mais satisfeita em relação à sua situação financeira, já que 75,5% delas acreditam que estão melhores em fevereiro deste ano do que no mesmo período do ano passado. No entanto, a parcela de otimistas caiu 1,3 ponto percentual em relação a janeiro deste ano, quando 76,8% acreditavam estar melhor financeiramente.
O dado faz parte do IEF (Índice de Expectativas das Famílias), divulgado nesta quinta-feira (10) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). De acordo com o levantamento, 19,3% sentem-se em pior situação atualmente do que um ano atrás. O número é maior do que o de janeiro (17,6%).
Quando analisadas as regiões brasileiras, Centro-Oeste e Norte possuem a maior proporção de famílias que acreditam ter melhorado a condição financeira: são 84,9% e 77,7%, respectivamente.
Em seguida, está a região Sudeste, com 76,9%. Nas regiões Nordeste e Sul, a proporção de famílias otimistas é inferior, com proporções de 75,6% e 65,27%.
Futuro
Quando analisadas as projeções futuras, 83,3% das famílias creem que estarão em melhores condições financeiras daqui a um ano, enquanto somente 8,4% projetam expectativa de estarem pior.
As famílias estão mais otimistas no Norte, onde 95,7% acreditam que estarão em melhor condição. Por outro lado, em fevereiro, foi a região Sul que apresentou a menor proporção de famílias otimistas, de 75,1%, após uma queda acentuada em relação a janeiro (83,4%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário